"Fato Sociológico" é um Web Log desenvolvido para a discussão sociológica, em seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Criado em 21 de maio de 2010, o projeto visa a constituição de um espaço de exposição, discussão e interlocução de ideias sobre o pensamento social e as tradições sociológicas, aberto ao público e sem fins comerciais. As mensagens aqui postadas visam a informação e a divulgação de questões pertinentes, sem qualquer intenção de denegrir a imagem de instituições, pessoas ou organizações. Entendemos que as imagens compiladas são de domínio público, e acreditamos no bom senso dos detentores de seus direitos autorais em permitir o uso irrestrito dos materiais, por isso nos dispomos a promover o merecido reconhecimento quando solicitado.


sexta-feira, 21 de maio de 2010

A crítica social de Charles Chaplin, com o filme Tempos Modernos, de 1936.

Modern Times (Tempos Modernos, em português) é um filme do cineasta britânico Charles Chaplin lançado em 1936 em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. O filme tem um importante apelo social, enfatizando as linhas de produção e as conseqüências dessa forma de organização sobre o trabalho. Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".

9 comentários:

  1. Me ajudou muito para fazer uma prova de sociologia!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de Sociologia ! Tirei 9,5 ...

    ResponderExcluir
  3. Nada a ver com o que eu quis uma porcaria

    ResponderExcluir
  4. sociologia e uma bosta .. naum kero sbr d nd disso e a mulher e uma vaka

    ResponderExcluir
  5. carai peidei que chega me borrei todo, e a minha professora de sociologia é gostosa pra crl

    ResponderExcluir
  6. Transforma em líder grevista? O personagem trapalhão entra duas vezes e manifestações, sem saber o que é, e vai preso! Na prisão, ajuda a polícia... O blogueiro não assistiu ao filme!

    ResponderExcluir