"Fato Sociológico" é um Web Log desenvolvido para a discussão sociológica, em seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Criado em 21 de maio de 2010, o projeto visa a constituição de um espaço de exposição, discussão e interlocução de ideias sobre o pensamento social e as tradições sociológicas, aberto ao público e sem fins comerciais. As mensagens aqui postadas visam a informação e a divulgação de questões pertinentes, sem qualquer intenção de denegrir a imagem de instituições, pessoas ou organizações. Entendemos que as imagens compiladas são de domínio público, e acreditamos no bom senso dos detentores de seus direitos autorais em permitir o uso irrestrito dos materiais, por isso nos dispomos a promover o merecido reconhecimento quando solicitado.


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Operacionalização conceitual: mensurando os fenômenos sociais

"Os conceitos são fatos da consciência subjetiva, sem correspondência com a realidade objetiva" (David Hume, 1711-1776).

A investigação social é uma construção lógica que tem a intenção de demonstrar como se produz conhecimento sobre um aspecto social. Desta forma, uma importante discussão que se impõe à pesquisa sociológica é a do método, a forma como o pesquisador aproxima uma abstração teórica de uma dada realidade concreta. Essa aproximação consiste na discussão demonstrativa que o pesquisador realiza em sua pesquisa para dar visibilidade ao seu método, e se caracteriza, entre outras coisas, pela operacionalização de conceitos ou de variáveis. Segundo Ander-Egg (1976: p. 25), "em toda a investigação se relacionam os níveis conceitual e empírico. No modelo conceitual são enumeradas as propriedades de interesse imediato para a investigação e se postulam as relações entre elas. No nível empírico, a análise estabelece as associações ou correlações existentes entre as variáveis tal como se dão nos dados observados, e se verifica se essas relações se “apegam” ao modelo conceitual".




O esquema acima foi reproduzido da obra:
ANDER-EGG, Ezequiel. Técnicas de Investigación Social. 24ª Edición. Buenos Aires: Lúmen, 1995. 431p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário