A história de vida é uma narração biográfica de acontecimentos que um ator social realiza para justificar suas ações e condições presentes. Em narrativas desse tipo, os atores expõem apenas o que eles consideram relevante destacar. Não existe uma cronologia linear, mas um encadeamento de fatos marcantes, feito através de um processo de seleção de eventos a qual o indivíduo atribui sentido, justificados entre si através de relações inteligíveis.
Já para Bourdieu, esses fatos importantes que são relacionados para descrever uma história de vida dependem da posição do agente num campo. Por exemplo, o que um indivíduo conta aos 50 anos sobre os primeiros 20 anos de sua vida é diferente do que conta aos 20 anos sobre sua vida.
Desta forma Bourdieu vai transpor o conceito de história de vida introduzindo o conceito de trajetória de vida, que está articulado aos coceitos de campo e de hábitus. Na sua concepção, a trajetória de vida é linear, cronologicamente ordenada por eventos sucessivos, ou seja, em posições que foram sucessivamente ocupadas pelo agente num campo. Por consequência, a narrativa do agente será relacionalmente determinada dentro do campo, e sustentada em sua história passada, acumulada, espécie de “script”, que orienta o perfil e a ação posterior da trajetória do indivíduo, ou seja, seu habitus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu tinha uma ideia diametralmente oposta sobre o conceito de trajetória. Gostaria de saber a fonte da qual foi retirado tal conceito.
ResponderExcluirATT.,
Ieda
Olá Ieda,
ResponderExcluirApresente seu entendimento sobre o conceito. Afinal, este é um espaço de discussão. Podemos melhor elaborar a ideia em conjunto. Também gostaria de ouvir sua ideia.
No post, atente apenas para a distinção entre história de vida e trajetória de vida.
Att.,
DGM.
boa tarde em que livro posso encontrar a distis tinção entre historia de vida e trajectoria de vida de Bourdieu.
ResponderExcluircarla
Veja o Texto A ilusão Biográfica ;)
ExcluirNada em Bourdieu está dado com tanta clareza. É necessário interpretar. Tente em "A distinção" e "Economia das trocas simbólicas".
ResponderExcluirEstou com uma dúvida no colégio sobre como transpor essa trajetória de vida e que pontos colocar no "papel".
ResponderExcluirPoderia me ajudar?
seus viadeinhos
ResponderExcluirOlá você conhece algum trabalho com um caso de trajetória de vida que possa passar para meus alunos?
ResponderExcluirNa abordagem Bourdieusiana a Biografia é criticada, esta sim, por ser linear e editada para ter caráter cronológico; de sua crítica ele passa a pensar em termos de trajetória como "uma série de posições sucessivamente ocupadas por um mesmo agente (ou um mesmo grupo), em um espaço ele próprio em devir e submetido a transformações incessantes" (A Ilusão Biográfica).
ResponderExcluirQuais outros autores trabalham com o conceito de trajetórias?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSua postagem contribuiu muito para a definição de caminhos para o estudo que estou construindo. Obrigada.
ResponderExcluir