De tempos em tempos parece necessário resgatar alguns conceitos históricos desenvolvidos por sociólogos para que não caiam no esquecimento ou para que não tenham seu sentido desviado. Nos anos 1960, Wright Mills, sociólogo da tradição crítica norte-americana, desenvolveu o conceito de "imaginação sociológica", que ajudou muitos de seus alunos na época a se engajarem nos mais diversos movimentos sociais que emergiram naquele contexto agitado, além de questionarem as razões para uma Guerra com o Vietnã.
Wright Mills (1969) descreve o pensamento sociológico como uma prática criativa, que define como “imaginação sociológica”. Essa prática criativa seria a tomada de consciência sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade mais ampla. Trata-se da capacidade de conectar situações da realidade, como os interesses em disputa, percebendo que a sociedade não se apresenta de determinada forma por acaso. Essa conscientização derivada do conhecimento sociológico permite que todos (não apenas os sociólogos por formação) compreendam as ligações existentes entre o ambiente social pessoal imediato e o mundo social impessoal que circunda e que colabora para moldar as pessoas. Resgatando elementos específicos elaborados pelos pensadores sociais mais clássicos, Mills (1969) aponta como um elemento-chave dessa “imaginação sociológica” a capacidade de poder visualizar a sociedade com um certo sentido de distanciamento, em vez de fazê-lo apenas da perspectiva das experiências pessoais e das pré-concepções culturais.
A “imaginação sociológica” é um ato que permite ir além das experiências e observações pessoais para compreender temas públicos de maior amplitude. O divórcio, por exemplo, é um fato pessoal inquestionavelmente difícil para o marido e para a esposa que se separam, bem como para os filhos. Entretanto, o uso da “imaginação sociológica” permite compreender o divórcio não apenas como problema pessoal individual, mas também como uma preocupação social. O aumento da taxa de divórcio redefine uma instituição fundamental – a família. Com a perspectiva da “imaginação sociológica”, Mills (1969) vai propor como possibilidade da sociologia permitir que o indivíduo relacione sua biografia com a realidade histórico-social, permitindo, assim, a conscientização do agente. Desta forma, poder-se-ia argumentar que o conhecimento sociológico pretende implementar o aprendizado tradicional, independentemente da futura profissionalização dos sujeitos. O sentido seria o de oferecer um instrumental analítico-reflexivo, forjado em todos os cidadãos. Cabe salientar que a “imaginação sociologia” não consistiria simplesmente em aumentar o grau de informação das pessoas, mas: "O que precisam, o que sentem precisar, é uma qualidade de espírito que lhes ajude a usar a informação e a desenvolver a razão, a fim de perceber, com lucidez, o que está ocorrendo no mundo e o que pode estar acontecendo dentro deles mesmos" (MILLS, 1969, p. 11).
A utilização da “imaginação sociológica” se fundamenta na necessidade de conhecer o sentido social e histórico do indivíduo na sociedade e no período no qual sua situação e seu ser se manifestam. Mills também sugere que por meio da “imaginação sociológica” os homens podem perceber o que está acontecendo no mundo, e compreender o que acontece com eles, como minúsculos pontos de cruzamento da biografia e da história, na sociedade (MILLS, 1969, p. 14).
Como base nessa forma de reflexão, Schaefer (2006) entende que a “imaginação sociológica” é uma ferramenta que proporciona poder, que permite olhar para além de uma compreensão limitada do comportamento humano, ver o mundo e as pessoas de uma forma nova, através de uma “lente” mais potente que o olhar habitual. Pode ser algo tão simples como entender por que alguém com quem temos afinidades prefere música sertaneja ao hip-hop ou entender as diferenças culturais entre as populações do mundo.
MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. 246p.
SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
sábado, 20 de novembro de 2010
Wright Mills: "A imaginação sociológica"
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Adorei o blog e especialmente este post sobre a Imaginação Sociológica do W. Mills. Convém comentar que o apêndice do livro "Artesanato Intelectual" me pareceu magistral.
ResponderExcluirFeitiço de amor é muito simples e sem efeitos colaterais, eu tenho o meu ex para me amar de novo com amor feitiço, no caso você está achando difícil conseguir seu marido / esposa para te amar novamente, amor feitiço é a solução que você precisa para torná-lo acontecer. Você pode entrar em contato com o Dr. Ekpen hoje para lançar o feitiço de amor para você, porque funciona para mim e também sei que vai funcionar para você também. Entre em contato com ele em ekpentemple@gmail.com ou whatsapp +2347050270218.
ExcluirOlhar para além de uma compreensão limitada do comportamento humano. Ver o mundo a e as pessoas de uma forma nova, segundo Schaefer 2006. Tentar intender as pessoas com um olhar construtivo e criativo. Adquirindo novas experiências e novos saberes.
ExcluirSchaefer (2006) Nos ajuda a compreender melhor, a forma da imaginação sociologia. Na perspectiva de olhar as pessoas de forma positiva. Mesmo que não conviva com as mesmas.Diante dessa imaginação,pensar a pessoa pode reconstruir uma nova história de vida!
Excluir\o blog clareou a minha acepcao em torno do pensamento de Mills no que consiste ao "material intelectual" a ser empregue no campo da sociologia. Mas ainda detenho algumas duvidas em torno da relacao do pensamento de Mills e Parsons_
ResponderExcluirProf. Eduardo - Gostei da ilustração e do pensamento sociológico de Mills, onde procura demonstrar que todas as pessoas que pensam e usam sua imaginação, com pensamento positivo pode transformar um mundo cotidiano em mudanças sociais e politicas para sí o coletivamente.
ResponderExcluirO conceito de imaginação sociológica se mostra atual e necessário na prática da sociologia e na sociedade como um todo como instrumento de conscientização e transformação social. Me lembra o último parágrafo do livrinho "O Que É Sociologia" de Carlos B. Martins: "Em grande medida, a função do sociólogo de nossos dias é liberar sua ciência do aprisionamento que o poder burguês lhe impôs e transformar a sociologia em um instrumento de transformação social. Para isso, deve colocá-la ao lado - sem paternalismo e vanguardismo - dos interesses daqueles que se encontram expropriados material e culturalmente, para junto deles construir uma sociedade mais justa e mais igualitária do que a presente."
ResponderExcluirEstou estudando sobre imaginação sociológica no ensino médio como recurso para ministração dos conteúdos, você conhece algum estudo que fale sobre como a imaginação sociologica está presente no ensino médio brasileiro?
ResponderExcluirProcure o livro : EDUCAR PELA SOCIOLOGIA - contribuições para a formação do cidadão - editora RHJ ; este livro esta sendo muito esclarecedor para mim no trato metodológico e epistemológico no que tange a sociologia da imaginação. Abraços
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSe poder sempre mais informação sobre sociologia eu quero,me ajuda explicar muito para meus alunos
ExcluirEu adoro sociologia mim faz pensar mas no meu presente e imaginar o meu futuro com boas colhetas
ResponderExcluir"Mim" não ser índio!
ExcluirBacana. Me deixou curioso em ler o livro. valeu.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirãmigosme ajudem Expor a importância de se possuir a imaginação sociológica na atuação profissional do historiador(a) e como ela poderia auxiliar o historiador(a) em seu trabalho de análise da realidade.
ResponderExcluirUsando as teorias citadas é possível analisar os fatos históricos com maior ênfase no que se refere ao humano e o legado para as futuras gerações.
ResponderExcluirQual a crítica de Charles W. Mills sobre a ideia hegemônica de contrato, sustentada por autores contratualistas clássicos e contemporâneos (tais como Hobbes, Locke)? Como o conceito de contrato de dominação visa explicitar as inconsistências do contrato hegemônico e construir outras bases para teoria e prática política?
ResponderExcluirQual a crítica de Charles W. Mills sobre a ideia hegemônica de contrato, sustentada por autores contratualistas clássicos e contemporâneos (tais como Hobbes, Locke)? Como o conceito de contrato de dominação visa explicitar as inconsistências do contrato hegemônico e construir outras bases para teoria e prática política?
ResponderExcluirTexto claro e esclarecedor. Tenho feito experiências com alunos do Ensino Médio através da imaginação sociológica com excelentes resultados. Prof. Júlio Martins
ResponderExcluirÓtimo! Esclareceu muita coisa... mas tenho uma dúvida: Quais as qualidades centrais que Mills desenvolve para sua idéia?
ResponderExcluirPrezado(a);
ResponderExcluirO texto realmente nos submete a uma reflexa alem das quais estamos alienados nessa vida.
Feitiço de amor é muito simples e sem efeitos colaterais, eu tenho o meu ex para me amar de novo com amor feitiço, no caso você está achando difícil conseguir seu marido / esposa para te amar novamente, amor feitiço é a solução que você precisa para torná-lo acontecer. Você pode entrar em contato com o Dr. Ekpen hoje para lançar o feitiço de amor para você, porque funciona para mim e também sei que vai funcionar para você também. Entre em contato com ele em ekpentemple@gmail.com ou whatsapp +2347050270218.
ResponderExcluirObrigadu entendi tudo
ResponderExcluirconcordo com quase tudo mas to com fome
ResponderExcluirkrl kkkkkkkk pqp
Excluireae 1 alfa como seis tão
ResponderExcluirEAE 1 OMEGA
ResponderExcluirSalve 1 ômega
ResponderExcluireae galera
ResponderExcluireaeeee
ExcluirGostei do texto do schaefer
ResponderExcluir👍
ResponderExcluirsensacional, parabéns
ResponderExcluireae galerinha da faap rp kkkk, lucinha pego daqui o texto kkkkk
ResponderExcluirSchaefer (2006) Nos ajuda a refletir em uma imaginação sociológica com auto- valorização de um ser. As vezes ao olhar uma pessoa,tentamos fazer um julgamento, antes de até mesmos conhecer a pessoa. É necessário repensar. Com um olhar positivo, podemos ajudar uma pessoa a mudar Sua história de vida pra melhor. Não importa quem seja. O importante é mostrar que todos nós podemos dá a volta por cima, seja qual for a situação!
ResponderExcluirbom o texto
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