"Fato Sociológico" é um Web Log desenvolvido para a discussão sociológica, em seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Criado em 21 de maio de 2010, o projeto visa a constituição de um espaço de exposição, discussão e interlocução de ideias sobre o pensamento social e as tradições sociológicas, aberto ao público e sem fins comerciais. As mensagens aqui postadas visam a informação e a divulgação de questões pertinentes, sem qualquer intenção de denegrir a imagem de instituições, pessoas ou organizações. Entendemos que as imagens compiladas são de domínio público, e acreditamos no bom senso dos detentores de seus direitos autorais em permitir o uso irrestrito dos materiais, por isso nos dispomos a promover o merecido reconhecimento quando solicitado.


sábado, 30 de outubro de 2010

Lançamento do Livro "Sociologia e Administração: relações sociais nas organizações", pela Editora Elsevier



Este livro foi pensado para suprir as necessidades de um curso completo de Sociologia aplicada à Administração, percorrendo um amplo espectro de temas clássicos e contemporâneos. Com o intuito de oferecer a professores e alunos uma obra que contemplasse conteúdos que consideramos essenciais ao tratamento do tema, convidamos professores de outras instituições a colaborarem com este livro, apresentando, assim, um rico e diversificado conjunto de visões, nem sempre convergentes, mas por isso mesmo, valioso.

No capítulo “Marx, Weber e Durkheim: Quadro comparativo sobre o pensamento dos autores clássicos da sociologia”, Daniel Gustavo Mocelin e Lucas Rodrigues Azambuja, elaboraram um quadro que apresenta de forma geral e sumária as abordagens dos autores clássicos da sociologia, propondo facilitar de forma didática a “comparação” entre os autores. No texto também definimos o conceito de dialética do pensamento, que pode ser aplicado a qualquer autor. Como trata-se de uma quadro síntese, cabe ao leitor, segundo o seu interesse pessoal, buscar as especificidades referentes aos autores e às temáticas mencionadas, a partir de leitura dos textos originais ou interpretações, bem como cabe ao leitor articular as dimensões do quadro (expressa nas linhas), e construir uma reflexão combinada com as colunas, compreendendo as questões de maneira integrada. Longe de ser “reducionista”, o quadro propõe ser um guia temático e prático, expondo as abordagens de forma introdutória, portanto, sintética. O quadro pode ser lido tanto no sentido vertical, quanto no sentido horizontal, bem como focalizando os tópicos específicos. Os elementos presentes nas linhas e colunas podem ser lidos independentemente, mas também em conjunto, pois se implicam reciprocamente. Muitas explicações sobre uma dimensão poderá estar em outra. A primeira linha do quadro apresenta o contexto histórico comum aos três autores, destacando eventos e processos simultâneos que caracterizaram o ambiente de influência e o objeto de interpretação dos três clássicos. A partir da segunda linha definimos o contexto mais restrito a cada um dos autores, delimitando as condições históricas mais singulares de importante influência no pensamento de cada um dos autores; a influência intelectual, filosófica e teórico-metodológica; o foco de análise e objetos de investigação; a concepção de ciência e a de conhecimento social; a relação entre sociedade e indivíduo; a visão da história; as idéias importantes, dando destaque aos principais postulados teóricos; a noção de mercado; a metodologia, destacando, respectivamente a denominação do método e os procedimentos metodológicos sugeridos pelos autores para a apreensão da realidade social; a ideia da divisão do trabalho social; as inclinações políticas; e as principais obras dos autores, referindo o ano de sua produção.

2 comentários:

  1. Olá... trabalho com sociologia em Administração,li o resumo do livro e me interessei, gostaria de ter acesso ao livro. só não encontrei para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga!

      No site da livraria Saraiva e Casas Bahia vc encontra pelo valor de R$ 69.90.

      abraços

      Excluir