"Fato Sociológico" é um Web Log desenvolvido para a discussão sociológica, em seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Criado em 21 de maio de 2010, o projeto visa a constituição de um espaço de exposição, discussão e interlocução de ideias sobre o pensamento social e as tradições sociológicas, aberto ao público e sem fins comerciais. As mensagens aqui postadas visam a informação e a divulgação de questões pertinentes, sem qualquer intenção de denegrir a imagem de instituições, pessoas ou organizações. Entendemos que as imagens compiladas são de domínio público, e acreditamos no bom senso dos detentores de seus direitos autorais em permitir o uso irrestrito dos materiais, por isso nos dispomos a promover o merecido reconhecimento quando solicitado.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Algumas poucas palavras sobre teoria...

De maneira muito genérica, podemos dizer que teoria é uma perspectiva, uma forma de compreender as coisas. Teorias são elaborações abstratas, conjuntos de conceitos combinados, que visam explicar realidades concretas, constituindo uma totalidade explicativa. Teorias não são a realidade. As teorias são “equipamentos” que promovem o entendimento. As teorias são jogos conceituais, ou seja, são arranjos ou combinações de conceitos, que de forma articulada fundam uma perspectiva de entendimento das coisas; no caso da sociologia, da realidade social ou da vida social. Toda teoria envolve um conjunto de conceitos, os quais combinadamente se orientam por um sentido mais amplo; podemos dizer que esse sentido mais amplo é a perspectiva teórica de um autor. Cada autor estudado apresenta a sua perspectiva da realidade: Marx, o materialismo-histórico; Durkheim, o funcionalismo; Weber a compreensão do sentido da ação...
Peguemos o exemplo da biologia e da teoria darwinista. Pode-se dizer que a perspectiva de Darwin era a do evolucionismo, então sua teoria remete sempre a ideia de evolução. Como o autor expressa isso? O evolucionismo é o sentido mais amplo do entendimento dos fenômenos que Darwin estudava. O autor estudava a realidade da vida biológica a partir de conceitos que compõem essa ideia do evolucionismo. Então, a teoria da evolução combina conceitos como seleção das espécies, adaptação, etc.
Voltemos à sociologia. Durkheim funda sua perspectiva no funcionalismo. Busca dar sentido a realidade social combinando conceitos como fato social, coesão, solidariedade, anomia. A teoria de Durkheim é esse todo articulado de conceitos, que combinadamente nos ajudam a entender um fenômeno da realidade social de forma mais precisa. Uma teoria funcionalista procurará dar respostas às coisas buscando entender os elementos funcionais, morfológicos e fisiológicos, ou seja, tudo aquilo que daria organicidade aos fenômenos estudados. Já Marx funda sua perspectiva no materialismo histórico. Busca dar sentido a realidade social combinando conceitos como alienação, consciência de classe, luta de classes. O foco da perspectiva marxista será o conflito resultante de processos de opressão social, a forma como embates estruturais na sociedade sempre desencadeiam revoluções sociais.
As teorias são construções mais abstratas que os conceitos. As teorias nos ajudam a entender as coisas a partir de elementos pré-concebidos, ou seja, já vamos à análise da realidade com uma ideia prévia de como as coisas se articulam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário