"Fato Sociológico" é um Web Log desenvolvido para a discussão sociológica, em seus aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos. Criado em 21 de maio de 2010, o projeto visa a constituição de um espaço de exposição, discussão e interlocução de ideias sobre o pensamento social e as tradições sociológicas, aberto ao público e sem fins comerciais. As mensagens aqui postadas visam a informação e a divulgação de questões pertinentes, sem qualquer intenção de denegrir a imagem de instituições, pessoas ou organizações. Entendemos que as imagens compiladas são de domínio público, e acreditamos no bom senso dos detentores de seus direitos autorais em permitir o uso irrestrito dos materiais, por isso nos dispomos a promover o merecido reconhecimento quando solicitado.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Sobre a participação em eventos científicos

Os eventos científicos estão entre as mais importantes atividades da prática acadêmica. A participação em eventos científicos é uma atividade muito valorizada pelos cientistas. A preseça nos eventos, especialmente a apresentação de trabalhos, permitem um debate científico concreto, pondo à prova os estudos e as metodologias adotadas pelos pesquisadores. Além disso, os eventos proporcionam contato com outros estudos, com teses e metodologias diferentes, permitindo um intercâmbio fértil de conhecimentos, a divulgação dos estudos científicos, a formação de redes de pesquisas e de trabalho. Trata-se de uma das mais importantes práticas de desenvolvimento do conhecimento, que tem se desenvolvido amplamente. Os eventos científicos sobrepõem as práticas que ocorrem nas organizações acadêmicas, de profunda organização burocrática, onde a promoção do conhecimento corre risco de ficar engessada. A participação em eventos científicos permite um fluxo mais livre do conhecimento científico criativo, uma vez que nos congressos, o acadêmico está mais distante das amarras departamentais e burocráticas das organizações científicas. A gênese dos eventos científicos está profundamente vinculada à prática criativa do cientista, bem como à institucionalização da ciência.

2 comentários:

  1. Sua premissa é válida no que toca às possibilidades dos encontros. Todavia, desconsidera a utilização burocrática destes, bem como de outros meios e formas acadêmicas, para nós cientistas preenchermos o Currículo Lattes e pontuarmos junto à Capes. Parafraseando Camus, é trágico na medida em que tomamos consciência da situação.

    Se posso sugerir a leitura de um pequeno texto sobre o assunto, "http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2749&titulo=Quanto_custa_rechear_seu_Curriculo_Lattes" autoria Marcelo Spalding.

    Abraços,
    Martin K.
    (meu_nomemk@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. De acordo. Complemento ainda dizendo que há eventos que têm se tornado não apenas burocráticos, mas inclusive fontes de arrecadação, onde o que mais importa é que a "inscrição seja paga". Há também aqueles em que não é o conteúdo científico o mais valorizado na seleção dos trabalhos, mas principalmente a "grife" do pesquisador.
    Mas minha intenção aqui foi apenas de incentivar a participação e valorizar esse espaço e prática.

    ResponderExcluir